Projeto integrado à Jornada Pedagógica da UNEB:
Mostra de tradições cênico-musicais do Recôncavo – projeto de extensão universitária (proext 2010) coordenado pelas professoras de música e dança Katharina Doring (UNEB) e Eloisa Domenici (UFBA)
O projeto Tradições cênico-poético-musicais do Recôncavo baiano consiste na pesquisa-ação, documentação e diálogo produtivo com as práticas de samba de roda e demais tradições cênico-poético-musicais na região de Saubara e Santiago do Iguape. As ações previstas envolvem a participação de docentes e alunos da UNEB e da UFBA em campo, registrando as tradições e qualificando indivíduos dessas comunidades locais, e também a participação dos mestres das tradições populares co-ministrando aulas na Universidade. O projeto será desenvolvido em três etapas complementares: 1. registro áudio-visual das tradições acompanhando o calendário de festas nas comunidades; 2. oficinas na UNEB e na UFBA e 3. oficinas nas comunidades. Ao final é prevista uma publicação bibliográfica (livro 50p.) amplamente ilustrada e acompanhada de CD-ROM, apresentando o resultado das gravações e registros em campo, das oficinas e ateliês. Contamos com a parceria com a ASSEBA – Associação dos Sambadorese Sambadeiras da Bahia, com o intuito de formar uma rede colaborativa entre jovens do Recôncavo para a prática e difusão do samba de roda e demais manifestações tradicionais dessa micro-região, atuando na salvaguarda.
* Comprometer a Universidade com a salvaguarda, documentação, revitalização e transmissão dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro, neste caso o samba de roda e as tradições cênico-poético-musicais, lúdicas e sagradas do Recôncavo - em especifico na região do Mangue e do Paraguaçu (Saubara e Santiago do Iguape).
Objetivos Específicos:
* Construir e afirmar laços e projetos de extensão, pesquisa e intercâmbio entre a Universidade – o saber acadêmico e as comunidades do Recôncavo, com foco na região Saubara e Santiago do Iguape, no que diz respeito ao saber empírico e histórico das artes e culturas populares da tradição oral;
* Criar estratégias de pesquisa, documentação e preservação do samba de roda contextualizando geografia, modos de vida e economia local e relações com as demais tradições cênico-poético- musicais, a partir da experiência acadêmica, processos de ensino-aprendizagem da pedagogia contemporânea e da transmissão da oralidade, valorizando e incluindo os saberes e fazeres da geração dos mestres;
* Desenvolver uma metodologia de pesquisa, registro e ensino-aprendizagem envolvendo os mestres do samba, jovens multiplicadores das comunidades e alunos dos cursos universitários, mediada por docentes-pesquisadores
* Incentivar a participação de jovens nas oficinas com os mestres do samba de roda e demais tradições cênico-poetico-musicais de Saubara e Santiago do Iguape, com a perspectiva de continuidade como multiplicadores nas suas respectivas comunidades e escolas
* Registrar em áudio, foto e vídeo as festas e tradições locais respeitando o ciclo natural do calendário festivo no decorrer do ano;
* Registrar em foto e audiovisual as oficinas, focando o uso pedagógico e didático para o estudo da interdisciplinaridade, a arte-educação (música, dança, ludicidade) e para o ensino da história afro-brasileira;
QUANDO?
Sábado, 8 de outubro de 2011
* Danças de matriz africana e afro-baiana do Recôncavo
Comunidade quilombola Kaonge em Santiago do Iguape
10-12 h Oficina de samba de roda
* passos, ritmos e poesias no Samba Chula
Grupo Samba de Raparigas de Saubara – Recôncavo
12 h
Apresentação de dança afro do quilombo Kaonge no Departamento de Educação UNEB
12.30 h
Apresentação de Samba Chula com “Samba de Raparigas de Saubara” no Departamento de Educação UNEB
Outras atrações
Quinta-feira, 6 de outubro
18:00h Banda de musica da Policia Militar da Bahia (Teatro UNEB)
Sexta-feira, 7 de outubro
12.30 h Apresentação do “Batuque de Surdos”
(grupo percussivo de pessoas surdas)
Olá pessoal,
ResponderExcluirpara a jornada deste ano teremos algum projeto cultural?
um abraço!
Marcelo Saback
estudante pedagogia noturno