segunda-feira, 10 de outubro de 2011

APRENDER A APRENDER - Neoliberal? - PEDRO DEMO (2011)


De repente, aprender a aprender virou estigma neoliberal. Quem usa esta expressão (aprender a aprender), está ipso facto se declarando neoliberal. Certamente, esta expressão vem sendo usada preponderantemente em contextos neoliberais próprios de empresas e propostas privadas de educação, como é o caso de um de seus mentores mais conhecidos, Novak (2009. Novak et alii, 1984), sem falar em sites múltiplos que usam esta nomenclatura tendencial ou escrachadamente para fins comerciais, não educacionais (How to Learn.com, 2011. Learning to learn, 2011. Learn to learn, 2011. ACE Distance, 2011, Campaign for learning, 2011). Cita-se frequentemente ao educador John Holt: “Já que não podemos saber qual conhecimento será mais necessário no futuro, é sem sentido tentar ensiná-lo previamente. Ao invés, deveríamos tentar inventar pessoas que amam aprender tanto e aprendem tão bem que serão capazes de aprender o que sempre for necessário ser aprendido” (Campaign, 2011. Unschooling, 2011). Esta alusão indica desafio pertinente e fundamental para a vida das pessoas, acenando para dinâmicas cruciais da formação, contrárias ao instrucionismo, à memorização, à reprodução (Fonseca, 1998), muito embora não decorra disso que sua fundamentação seja satisfatória (por vezes é cognitivista, como no caso de Fonseca). Já que Holt é visto também como pai da desescolarização (Unschooling, 2011), em posição similar à de Illich (1971. Kamenetz, 2010), esta alusão pode insinuar que aprender a aprender dispensaria a escola, ao final das contas. Por mais que a educação não formal venha crescendo avassaladoramente e coloque a escola contra a parede (Rosen, 2010), não se pensa em acabar com a escola. Ao contrário, pensa-se em trazê-la para dentro do século XXI com renovada condição de equalização de oportunidades (Au, 2009. Zhao, 2009), porque hoje é uma entidade de séculos passados (Knobel & Lankshear, 2010. Kamenetz, 2010). 


O estigma de neoliberal é hoje assacado a torto e a direito apenas para ofender e pretensamente arrumar uma superioridade ridícula, por parte de “revolucionários” de plantão acomodados à sombra de propostas neoliberais inconfessas, também porque, quase sempre, não possuem nenhuma prática alternativa. Quando tentam alguma prática, aparecem coisas como piso salarial de mil reais, alfabetizar em três anos, aumentar os dias letivos, escola “integral”, formação docente apenas “presencial”, ciclos e promoção automática, e assim por diante. Neste texto não enfrento esta gama inteira de questões. Apenas procuro mostrar que “aprender a aprender”, como toda temática naturalmente ambígua, pode ser usada para inúmeros fins e oportunismos, mas igualmente para propostas bem fundamentadas. O abuso não tolhe o uso, assim como o abuso da web 2.0 no mercado não suprime a oportunidade de usá-la de modo adequado na escola, ou o abuso da espiritualidade em declarações de missões empresariais não desfaz sua importância na vida das pessoas e da sociedade (Demo, 2009; 2009a). 










Depoimentos dos paticipantes da II JORNADA PEDAGÓGICA DO DEDC I


As oficinas foram ótimas. O material fornecido (incluindo a camisa) foi muito bem produzido. A UNEB está de parabéns por ter organizado esse evento gratuitamente com qualidade! Espero que outras oportunidades como essas aconteçam novamente. É muito bom constatar que uma Instituição Pública é capaz de promover algo nesse nível. Eu sou Professora da Rede Municipal de Salvador. Mais uma vez, PARABÉNS à UNEB e às pessoas envolvidas na organização da Jornada Pedagógica.
 Carla Marilyn Reis Duarte


Particularmente para mim, foi muito enriquecedor. Concentrei meus cursos e oficinas na área de tecnologia, e não me arrependo. Pude ampliar minha visão de atuação na educação pelo design instrucional. Certamente farei tudo para participar da III Jornada e do seminário. Parabéns pelo ótimo trabalho de vocês!!
Enia Costa


Foi muito prazeroso e de grande contribuição aos conhecimentos dos participantes, muito obrigado e parabéns a todos, até a próxima.
Oliver David



Maria Helena e colegas de trabalho,
Parabéns pelo nível intelectual da Jornada. O DEDC I revela sua identificação.

Profª Maria de Lourdes Ornellas



A Jornada foi excelente. O evento foi maravilhoso, muito organizado, sério e intelectualmente enriquecedor. Parabéns a todos vocês que contribuíram para a sua realização!

Eliseu de Oliveira Cunha



A Todos da equipe da    II JORNADA -  DEDC I
  
Gostaria de parabenizar a todos pelo belissimo trabalho e organização deste evento. Foi minha primeira participação, sai de Santo Amaro feliz todos os dias para  participar.Tive a oportunidade de conhecer mestre e doutores maravilhosos que contribuiram muito para minha vida e minha prática.Os minicursos com os  professores: Jucineide Santana, Iris de Sá, Rosemayre, Joceval, a pos-doutora em psicanalise na educação... que me fizeram acreditar que  a educação realmente é o caminho de tudo e nós temos como trilhar com sucesso e muito brilho este caminho. Aprendi que EDUCAÇÃO É EPIDERME! Temos que sentir, amar e viver educação. 
Obrigada a todos e em especial a Professora Maria Helena por tamanha gentileza comigo.
Abraços a todos!
Fabiana de Oliveira Costa





Grata fica eu pelo privilegio de ter participado de um evento tão instrutivo, bem elaborado e tão bem monitorado. O que pude perceber durante o período que estive presente foi o trabalho de um grupo determinado, organizado e cheio de amor pelo que estava fazendo.
O sucesso do evento se deu justamente pelo conjunto de ações de todo grupo do DEDC I. Com certeza a cada ano vocês estarão a nos surpreender e superar todas as expectativas. Só tenho a agradecer tudo o que foi discutido, debatido e acrescentando ao meu currículo, espero poder participar dos próximos encontros.
Mais uma vez agradeço pelo carinho, atenção, dedicação, assistência, cuidado e competência de todos os que participaram deste evento tornando possível a participação de muitos.
Maria Patrícia Carneiro de Oliveira




Gostaria de agradecer pela oportunidade de participar desta jornada e dizer que foi realmente um sucesso, os temas foram muito interessantes todo o envolvimento da comissão de apoio e os palestrantes estavam bastante motivado enfim gostei muito.

Joselice Rocha


Quando me dirigia para ministrar o mini-curso fui tomada de pelo cheiro de desejo em fazer parte daquele espaço. Havia uma ambiência fértil de saber e saberes e confesso que me animei...Um grande abraço e contem com minha força de trabalho.
Profª Drª Maria de Lourdes Ornellas


Poder participar de um evento tão importante, como foi a II Jornada UNEB, foi um enorme prazer, pois contribuiu muito na minha formação acadêmica e no meu papel de educadora. Para mim, foi um grande privilégio, e fico feliz que muitas pessoas que já trabalham como educadora, bem como as que atuam em diversas, mas que tem o contato com um público na sua maioria infanto-juvenil, aproveitaram muito a oportunidade oferecida pela UNEB. Desde já agradeço a todos os que com carinho e dedicação trabalharam para melhor nos servir.
O meu muito obrigada.

Joseane F.S. Silva


A Direção, A Comissão Organizadora da II jornada Pedagógica e a todos do DECD I,
Gostaria de parabenizá-los pelo evento de tamanha grandeza e importância que foi a Jornada para mim educadora. Ficam as (in)formações continuadas mas também a saudade do convívio tão breve e intenso do evento. Até o próximo encontro (que seja breve!! E aguardo as fotos!!)

 Saudações, profª Anna Mercedes.

 


Gostaria de parabenizar a Universidade por este momento tão importante para seus alunos e participantes, tendo como tema foco também a INCLUSÃO!!
                                                                                                                                             

Mamary Lopes






Grandes Avanços no Departamento de Educação

Depoimento enviado para profª Maria Helena Amorim


Olá Profa. Maria Helena!

Estive participando da II Jornada Pedagógica e gostei bastante do evento. Os temas abordados foram maravilhosos. Pena que fiquei sabendo na última hora e não deu para participar de mais oficinas.

Gostei também da integração dos estudantes do Departamento em um evento tão rico e grandioso. Acredito que eventos como este contribuem também  para a formação do estudante de pedagogia.

Percebi grandes avanços estruturais. Mais salas, televisores que nos permitem ler melhor as legendas, brinquedoteca, banheiro, cantina e acredito que outras reformas, que  devido a pressa não deu para ver.

Como comentei com a sra.  no sábado pela manhã na Sala que a Profa. Tânia Dantas estava, quando conclui meu curso em 2008 (noturno) não tínhamos essa estrutura. Os primeiros passos para essa mundança provalmente estavam sendo dados. Mas, fico feliz em ver esses avanços num departamento que me acolheu  e proporcionou minha formação acadêmica.

Parabéns pelo evento e sei que em grande parte o projeto e execução deste, contou com o apoio e  participação do Prof. Amorim e da sra.

Um abraço
Leila Protazio

domingo, 9 de outubro de 2011

SUCESSO TOTAL - II JORNADA PEDAGÓGICA DO DEDC I



UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE – PPGEDUC
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO – GESTEC
COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
COLEGIADO DO CURSO DE PSICOLOGIA



A II Jornada Pedagógica do DEDC I teve a participação de alunos, professores e funcionários do DEDC I e da UNEB. Foi realmente um sucesso total, pois tivemos mais de mil e seiscentas pessoas participando nas dezenas de  mini-cursos oferecidos , nas 45 oficinas temáticas e nas mesas-redondas da Jornada.
Tivemos a efetiva participação da comunidade externa da UNEB, de diferentes instituições universitárias baianas e de educação básica, e o envolvimento de professores do DEDC I da graduação e dos Programas de Pós-Graduação, de outros campi da UNEB, da PROEX, da UFBA, UFAL, UNB UFRB, UEFS, SEC-BA, SMEC Lauro de Freitas, SECULT de Salvador, SMEC de Laje, de alunos da graduação e da pós-graduação da UNEB. A Conferência: educar pela pesquisa, proferida pelo Professor Dr. Pedro Demo foi um sucesso de público e de reflexão.
Além disso, na Agenda Cultural foi possível assistir a performance:  Fogo e Violência apresentada pelo aluno Agnaldo Fonsêca do Grupo de Balé do Castro Alves; a Banda Batuque dos Surdos encantou a todos com seu ritmo artístico e humano; a Dança Circular foi um sucesso de participação e de emoção; a voz e violão de Vitor Vellanes com seus colegas,  e o Samba de Roda de Saubara juntamente com o Grupo de Dança Afro encerraram a II Jornada Pedagógica do DEDC I, colocando todos para sambar, demonstrando o lado forte da cultura popular baiana.
Nunca se viu tão profundo engajamento, sintonia, solidariedade e criatividade de alunos, professores e dos funcionários do DEDC I para revelar o profissionalismo, a qualidade, o compromisso político – institucional com a construção de uma universidade pública, gratuita, popular e democrática como é a UNEB. 
Por isso, dizer muito obrigado é o mínimo que podemos fazer, ficando desde já o convite para a participação no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão e na III Jornada Pedagógica do DEDC I.

Nossos sinceros agradecimentos,
A Direção do DEDC I
Comissão Organizadora da II Jornada Pedagógica do DEDC I





sábado, 8 de outubro de 2011

Entrega dos Certificados - II Jornada Pedagógica do DEDC I

Aos participantes da II Jornada Pedagógica do DEDC I


A comissão da II Jornada Pedagógica informa que os certificados estarão disponiveis a partir de terça-feira (11/10/11), durante 15 dias, na sala da comissão da Jornada.


Horário de atendimento: 09h às 12h; 13h às 17h; 18h às 20h30
Local: Sala da comissão da Jornada - Departamento de Educação / UNEB





domingo, 2 de outubro de 2011

Agenda Cultural - II Jornada Pedagógica



Aos inscritos na II Jornada Pedagógica do DEDC I,

Programação Cultural: 

* Dia 06 de outubro de 2011


Atração:Recital com o Cordelista Sergio Bahialista
Horário: 12h
Local: Departamento de Educação - Campus I / UNEB


Atração: Roda aberta de Danças Circulares com Maria Alba e Katharina Doring
Horário: 12h30
Local: Departamento de Educação - Campus I / UNEB

Atração: Banda de música da Policia Militar da Bahia
Horário: 18h
Local: Teatro UNEB


* Dia 07 de outubro de 2011

Atração: Apresentação do “Batuque de Surdos”(grupo percussivo de pessoas surdas)
Horário: 12h30
Local: Departamento de Educação - Campus I / UNEB

*Dia 08 de outubro de 2011

Atração: Apresentação de dança afro do quilombo Kaonge
Horário: 12h
Local: Departamento de Educação - Campus I / UNEB

Atração: Apresentação de Samba Chula com “Samba de Raparigas de Saubara”
Horário: 12h30
Local: Departamento de Educação - Campus I / UNEB